Com Owens Illinois, Retorna Machine que recolhe embalagens de vidro será instalada no Tenda Atacado Bonsucesso

 

Parceria pioneira do Tenda Atacado com a Owens Illinois permitirá instalação de uma Retorna Machine em Guarulhos, que coletará exclusivamente embalagens de vidro

 

São Paulo, 23 de novembro de 2.018 – A Owens Illinois (O-I), líder global na fabricação de embalagens de vidro, participa há mais de um ano do Projeto Retorna Machine, idealizado pela Triciclo. A iniciativa das empresas permitiu a criação de uma máquina capaz de coletar embalagens de vidro para reciclagem, contribuindo para a logística reversa do material e atendendo às exigências legais da Política Nacional de Resíduos Sólidos e do Acordo Setorial de Embalagens em Geral. O vidro coletado pelas máquinas é destinado às fábricas da O-I.

Agora, essa solução estará disponível ao público em geral. Em inédita parceria com o Tenda Atacado, a O-I e a Triciclo instalarão uma Retorna Machine na unidade Tenda Atacado Bonsucesso, em Guarulhos/SP (Estrada Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, nº 5.308). O equipamento estará preparado para recolher exclusivamente embalagens de vidro, gerando 5 pontos triciclo por unidade, e iniciará a operação no dia 23 de novembro.

Para Reinaldo Kühl, gerente de Marketing Americas South da O-I, a iniciativa favorece a reciclagem do vidro no Brasil. “Com o programa de recompensa da Retorna Machine, o consumidor tem o incentivo para separar garrafas e potes para reciclagem em vez de descartá-los como lixo comum. Iniciativas como essa são fundamentais para favorecer o ciclo de logística reversa do material, fazendo com que ele retorne à cadeia e se transforme em uma nova embalagem”, diz. O gerente também menciona que a iniciativa pioneira abre espaço para outras empresas se engajarem na iniciativa e viabilizarem novas máquinas.

O Projeto Retorna Machine consiste em um inovador e tecnológico meio de logística reversa de embalagens pós-consumo, utilizando máquinas de venda reversa com a finalidade de identificar o depositante e conceder-lhe diversos benefícios, tais como créditoem contas de luz da Eletropaulo, crédito no Bilhete Único ou Cartão BOM, recarga de telefone pré-pago móvel, transferência para o Programa da livraria Saraiva (SaraivaPlus) ou ainda doá-los para Instituições Filantrópicas como Arrastão, Casa do Zezinho e Fundação Fenômenos.

Para Felipe Cury, diretor executivo da Triciclo, a parceria tripartite TENDA Atacado, O-I e Triciclo “é um primeiro grande passo, de importância nacional, para modernizarmos nosso sistema de logística reversa, atualmente tão precário e de pouco acesso pelos nossos cidadãos. Países europeus e asiáticos, como Alemanha e China, utilizam tecnologia similar e possuem taxas de retorno das embalagens acima de 90%. Estamos muito orgulhosos de levar este benefício para o – e também em prol – ponto de venda.”

Sobre o Tenda Atacado

Fundado em janeiro de 2001, o Tenda Atacado é uma referência no varejo de autosserviço, com mais de 40 anos de tradição. Atualmente a empresa opera através dos seus 4 canais de vendas: lojas físicas, televendas, vendas externas e e-commerce. As lojas estão localizadas na Capital, na Grande São Paulo e no Interior Paulista, e possuem áreas de vendas planejadas para receber e servir comerciantes e consumidores finais com uma excelente relação custo/benefício, conforto e segurança. O Tenda Atacado emprega 5,2 mil colaboradores para atender clientes, fornecedores e parceiros com agilidade e eficiência.

Viver Sustentável é uma iniciativa do Tenda Atacado, que tem como propósito gerir as ações na área de sustentabilidade, tendo como base o desenvolvimento sustentável, em 4 pilares: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Todos os projetos da área de sustentabilidade estão alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), promulgado pela ONU.

Sobre a Owens Illinois

A Owens Illinois, Inc. (NYSE: OI) é a maior fabricante de embalagens de vidro do mundo e a parceira preferida de marcas líderes de alimentos e bebidas. Com uma receita de US$ 6,9 bilhões em 2017, a empresa é sediada em Perrysburg, Ohio, EUA, e emprega mais de 26.500 colaboradores em 78 fábricas distribuídas por 23 países. A O-I oferece soluções de embalagens de vidro seguras, sustentáveis, puras, icônicas e que constroem marcas para um mercado global crescente. Para promover os benefícios das embalagens de vidro em todo o mundo, a O-I criou o movimento Glass Is Life, que se baseia nas razões pelas quais as pessoas escolhem o vidro: sabor, saúde, sustentabilidade e qualidade. Para mais informações, acessewww.o-i.com.

Sobre a Triciclo Soluções Sustentáveis

A Triciclo é uma empresa privada com a missão de criar e operar soluções para o desenvolvimento sustentável. É a criadora do Projeto Retorna Machine, que consiste em um inovador e tecnológico meio de logística reversa de embalagens pós consumo.

Através da utilização de máquinas coletoras de embalagens distribuídas por locais públicos e privados (atualmente, Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Amazonas), é possível identificar o depositante e conceder-lhe benefícios sociais, como bônus nas faturas de energia, recarga no vale transporte, desconto em livrarias e doação para Instituições Filantrópicas.

Todo o material coletado é tratado pela própria Triciclo para envio às cooperativas e empresas recicladoras. Em dois anos de atividade, o Projeto Retorna Machine já coletou mais de dois milhões e meio de embalagens, que foram revertidas em milhares de benefícios sociais.

Regras sobre o Programa Retorna Machine

Para começar a pontuar e receber os créditos, o consumidor deve fazer seu cadastro gratuito através da própria Retorna Machine ou pelo site www.triciclo.eco.brou fazendo o download do aplicativo Retorna Machine disponível para IOS e Android. Depois, basta depositar as embalagens na Retorna Machine, sempre que quiser.

É possível consultar o que cada máquina recolhe utilizando a ferramenta “Filtro” constante no mapa de localidade das Retorna Machines o site ou no aplicativo.  As Retorna Machines podem recolher embalagens de alumínio, de PET, de aço, de longa vida e/ou de vidro. Para recolhimento da embalagem, é necessário que a mesma contenha o código de barras legível. Cada tipo de resíduo possui uma pontuação (alumínio = 15 pontos triciclo; PET = 10 pontos triciclo; aço = 10 pontos triciclo; longa vida = 5 pontos triciclo; vidro = 5 pontos triciclo).

É possível gerenciar a conta e os pontos através das Retorna Machines, do site e do aplicativo. Cada conta triciclo pode depositar até 10 embalagens por dia para acumular pontos triciclo. A partir do 11º resíduo no dia, os pontos são automaticamente doados para as Instituições Filantrópicas  em igual proporção.

Os pontos triciclo possuem validade de 180 dias, contados do dia do acúmulo.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *