O QUE É?

O que é a Retorna Machine?

A Retorna Machine é uma máquina de venda reversa (“reverse vending machine”), destinada a recolher resíduos sólidos reutilizáveis e ou recicláveis, como embalagens de bebidas. Elas estão instaladas em diversos locais. Consulte pelo site (www.retornamachine.com.br) no link “Onde Reciclar” e pelo aplicativo para celular “Retorna Machine” na aba “Mapa”.

O que é o programa “Sistema Retorna Machine de Fidelidade e Recompensas”?

O “Sistema Retorna Machine de Fidelidade e Recompensas” é um sistema de recompensas, que identifica a pessoa que depositou um resíduo válido na Retorna Machine e, em troca, lhe confere pontos triciclo que podem ser trocados por diversos produtos e serviços. Para isso, basta se cadastrar no Programa e criar uma conta triciclo. Para mais detalhes, consulte pelo site (www.retornamachine.com.br) na área “Sobre o Programa” e depois “Regulamento”.

CADASTRO

Como posso me cadastrar no programa e criar uma conta Triciclo?

Você pode se cadastrar no Sistema Retorna Machine de Fidelidade e Recompensas de três formas:

a) Pela própria Retorna Machine, clicando no campo “Minha Conta” e depois no botão “Nova Conta”. Aí, basta você inserir seu email, nome de usuário, senha e aceitar o Regulamento do Programa, que sua conta estará aberta.

b) Pelo nosso site, (www.retornamachine.com.br), na área Cadastre-se.

c) Pelo nosso aplicativo “Retorna Machine” para smartphones e tablets, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play.

É possível se cadastrar sem possuir email?

Não, para se cadastrar no Sistema Retorna Machine de Fidelidade e Recompensas é necessário ter um email.

É possível utilizar a Retorna Machine sem possuir cadastro?

Sim, é possível utilizar a Retorna Machine sem um cadastro no Sistema Retorna Machine de Fidelidade e Recompensa. Nessa hipótese, os resíduos depositados serão revertidos em pontos triciclo, os quais serão doados para as entidades parceiras do Sistema Retorna Machine de Fidelidade e Recompensas.

Quem pode participar do programa?

Toda pessoa física plenamente capaz, bem como todas as pessoas físicas absolutamente ou relativamente incapazes, por meio de seus respectivos representantes ou assistentes.

Como acesso minha conta?

Você pode acessar sua conta, através das seguintes formas:

a) Pela própria Retorna Machine, clicando no campo “Minha Conta”. Aí, basta você inserir seu email ou nome de usuário e senha.

b) Pelo nosso site www.retornamachine.com.br, na área destinada ao login no canto superior direito de qualquer página do site.

c)Pelo nosso aplicativo Retorna Machine para smartphones e tablets, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play.

Esqueci minha senha de acesso a minha conta. Como posso recuperá-la?

a) Pela Retorna Machine, clique no campo “Minha Conta” e depois no botão “Esqueci minha senha”. Você precisará informar o seu e-mail cadastrado. Uma nova senha será enviada para seu e-mail cadastrado. Caso não receba, verifique se a mensagem foi direcionada à caixa de spam ou lixo eletrônico.

b) Pelo site (www.retornamachine.com.br), no link “Esqueci Minha Senha”, constante no canto superior direito de qualquer página, bastando informar seu e-mail cadastrado para que lhe seja enviada uma nova senha.

c) Pelo nosso aplicativo Retorna Machine para smartphones e tablets, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play, clicando em “Esqueci Minha Senha”.

Caso não lembre ou tenha perdido o acesso ao seu e-mail cadastrado, entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email falecom@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999.

É possível alterar minha senha de acesso?

Sim, é possível alterar sua senha de acesso através das seguintes formas:

a) Pelo nosso site (www.retornamachine.com.br), acessando sua conta e, posteriormente, acessando o link “Meu Perfil” no canto superior direito e clicando no ícone “alterar senha” na parte inferior da página;

b) Pelo nosso aplicativo Retorna Machine para smartphones e tablets, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play, no menu “Minha Conta” e clicando no ícone “minha senha” na parte inferior da lista.

Esqueci meu email e meu nome de usuário cadastrado no Sistema. Como posso recuperá-los?

Entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email falecom@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999.

Como posso atualizar e/ou alterar meus dados cadastrais?

a) Pelo nosso site (www.retornamachine.com.br), acessando sua conta e, posteriormente, acessando o link “Meu Perfil” no canto superior direito;

b) Pelo nosso aplicativo Retorna Machine para smartphones e tablets, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play, no menu “Minha Conta”.

Para sua segurança, ao alterar seus dados de cadastrais, poderá ser necessária a confirmação de sua senha de acesso ao Programa Retorna Machine.

Como posso cancelar minha conta?

a) Pelo nosso site, (www.retornamachine.com.br), acessando sua conta, clicando no link “Meu Perfil” no canto superior direito e, posteriormente, em “Apagar Conta”;

b) Pelo nosso aplicativo Retorna Machine para smartphones e tablets, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play, no menu “Minha Conta”, e no botão “Apagar Conta”.

PONTOS TRICICLO

Como posso ganhar pontos?

Basta depositar um resíduo válido, com o código de barras legível e voltado para cima, no local indicado na Retorna Machine. Após, você informa seu email ou nome de usuário e os pontos são creditados na conta informada. Para consultar os resíduos válidos entre no site (www.retornamachine.com.br) ou pelo aplicativo Retorna Machine, disponível nas lojas Itunes e Google Play, na área “Embalagens Aceitas”.

Quais resíduos são aceitos pela Retorna Machine e quais valem pontos triciclo ou outros benefícios?

Consulte os resíduos que são aceitos e os que valem pontos triciclo ou outros benefícios pelo site (www.retornamachine.com.br), ou pelo aplicativo Retorna Machine, disponível nas lojas Itunes e Google Play, na área “Embalagens Aceitas”.

Qual a regra de acúmulo?

As embalagens válidas corretamente depositadas na Retorna Machine valerão os seguintes pontos triciclo:

a) Embalagem de Bebida de Alumínio até 2,5L: 15 pontos
b) Embalagem de Bebida de Plástico até 2,5L: 10 pontos

Como posso consultar meu saldo e extrato de pontos?

É possível acessar seu extrato de pontos através das seguintes formas:

a) Pela própria Retorna Machine, clicando no campo “Minha Conta”. Aí, basta você inserir seu email ou nome de usuário e senha e depois selecionar o campo “Extrato”.

b) Pelo nosso site (www.retornamachine.com.br), acessando sua conta e clicando no link “Meus Pontos” no canto superior direito.

c) Pelo nosso aplicativo Retorna Machine para smartphones e tablets, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play, no menu “Minha Conta” e, posteriormente, na opção “Pontos”.

Em quanto tempo os pontos são creditados na minha conta?

Os pontos são creditados imediatamente após o depósito do resíduo válido na Retorna Machine, identificação da conta para acúmulo dos pontos, e posterior conexão da Retorna Machine à rede de internet.

Ou seja, é possível que no momento de depósito dos resíduos na Retorna Machine não sejam os pontos automaticamente acumulados na conta identificada, em razão de falhas na conectividade à rede de internet, motivo pelo qual orienta-se que se aguarde um prazo de 24 (vinte e quatro) horas para crédito dos pontos.

Qual a validade dos pontos?

Os pontos triciclo tem a validade de 6 meses contados da data do acúmulo dos pontos.

Os pontos podem ser transferidos para outra conta?

Os pontos triciclo não poderão ser transferidos de uma para outra contra triciclo.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

A tela da Retorna Machine está apagada. O que faço?

Entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email falecom@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999.

A tela da Retorna Machine informa “serviço indisponível”. O que faço?

Nessa situação, a Retorna Machine, momentaneamente, está passando por uma atualização de software, motivo pelo qual estará indisponível para coleta de resíduos. Em média, tais atualizações são finalizadas em até 24 (vinte e quatro) horas.

Cliquei no botão “recicle para o mundo, retorne para você” e a porta para coleta dos resíduos não se abriu. O que faço?

Entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email falecom@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999.

A Retorna Machine não recolheu a embalagem que inseri. O que posso fazer?

a) Verifique as instruções constantes na tela e no adesivo frontal da Retorna Machine e confirme se o seu procedimento de inserção do resíduo está correto.

b) Verifique se o código de barras da embalagem está voltado para cima e legível.

c) Verifique se a embalagem que quer depositar é uma embalagem válida. Na dúvida, consulte os resíduos válidos na arte frontal da Retorna Machine, pelo site (www.retornamachine.com.br), ou pelo aplicativo Retorna Machine, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play, na área “Embalagens Aceitas”.

d) Caso ainda assim tenha dificuldades, entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email falecom@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999.

Inseri uma embalagem, que consta como válida, porém a Retorna Machine informou “Resíduo não válido”. O que posso fazer?

Entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email falecom@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999.

Inseri uma embalagem, cujo código de barras está legível, porém a Retorna Machine informou não ter identificado o código de barras. O que posso fazer?

Entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email falecom@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999.

A Retorna Machine está com o compartimento cheio e não consegue recolher a embalagem que depositei. O que faço?

Entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email falecom@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999.

Inseri uma embalagem válida, a Retorna Machine a aceitou, porém não ganhei pontos. O que posso fazer?

a) Observe seu limite diário para depósito das embalagens e cômputo dos pontos. Esse limite é informado na tela para depósito dos resíduos. Se você já atingiu o limite diário, não serão mais computados pontos em sua conta em tal dia.

b) Assegure-se ter informado corretamente seu e-mail ou nome de usuário para crédito dos pontos em sua conta.

c) Terceiro, se você ainda não atingiu o limite diário e informou corretamente os dados de sua conta, por favor, respeitando-se um período de 24 (vinte e quatro) horas contados do depósito do resíduo, consulte seu extrato através da Retorna Machine, site (www.retornamachine.com.br) ou pelo nosso aplicativo Retorna Machine para smartphones e tablets, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play. Para mais informações de como consultar seu extrato, vide questionamento “Como posso consultar meu saldo e extrato de pontos?”

d) Caso os pontos não tenham sido contabilizados em sua conta após o prazo de 24 (vinte e quatro) horas contados do depósito do resíduo e identificação de sua conta, entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email falecom@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999.

Realizei um resgate, mas não foi creditado no parceiro. O que posso fazer?

Cada parceiro possui regras e tempo de créditos diferente.

a) Primeiro, verifique a regra do parceiro em que solicitou o resgate – tais informações estão em outros capítulos deste FAQ e também na tela de resgate da Retorna Machine no botão “Ajuda”.

b) Segundo, verifique se você procedeu com a declaração de informações corretas, como, por exemplo, número de instalação elétrica, conta saraiva plus e número do bilhete único.

Caso sua troca tenha atendido todas as regras de crédito do parceiro, verifique se no seu extrato os pontos triciclo se mantiveram ou retornaram à sua conta. Se não, por favor, entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email falecom@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999.

TROCA DE SEUS PONTOS

Quando posso trocar/resgatar meus pontos?

Você pode trocar seus pontos triciclo a qualquer momento, respeitando-se as regras de troca de cada parceiro.

Como posso trocar meus pontos?

a) Pela própria Retorna Machine, clicando no campo “Minha Conta”. Aí, basta você inserir seu email ou nome de usuário e senha e depois selecionar os benefícios nos quais quer reverter seus pontos triciclo.

b) Pelo nosso site (www.retornamachine.com.br), na área “Trocar Pontos”.

c) Pelo nosso aplicativo Retorna Machine para smartphones e tablets, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play, na opção “Trocar pontos”.

Logo após, escolha o produto ou serviço que deseja resgatar. Para sua segurança, é possível que seja necessário a confirmação de sua senha.

Posso utilizar pontos de diferentes titulares para realizar resgates?

Não, a soma de pontuação de diferentes contas triciclo não é permitida para o resgate de produtos e serviços.

Onde posso utilizar meus pontos?

Consulte no site o nosso catálogo de benefícios pela própria Retorna Machine, pelo nosso site (www.retornamachine.com.br) ou pelo nosso aplicativo Retorna Machine para smartphones e tablets, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play, nas opções “Trocar pontos”.

Como posso me tornar um parceiro para troca de pontos?

Entre em contato conosco através do email contato@triciclo.eco.br.

Qual a quantidade mínima de pontos que podem ser trocados por produtos ou serviços?

Não há quantidade mínima de pontos para se efetuar um resgate, devendo ser consideradas, entretanto, as regras de resgate de cada parceiro.

É possível cancelar meu pedido de resgate de produtos ou serviços?

Não haverá a possibilidade de cancelamento da solicitação e/ou devolução dos pontos utilizados no resgate de benefícios.

TROCA POR CRÉDITO NO BILHETE ÚNICO

É possível utilizar o leitor de bilhete único da Retorna Machine para creditar meu vale transporte, independentemente de cadastro e de utilização de pontos Triciclo?

Sim é possível. Nesse caso, é possível realizar a validação de todas as recargas de lista, isto é: todas aquelas já pagas diretamente à SPTrans pela empresa ou próprio usuário e que aguardam carregamento no cartão do usuário. Elas podem ser Vale-Transporte, Comum Lista, Comum Anônimo, Estudante Lista, Estudante Gratuito, tanto as em dinheiro, quanto as temporais (mensal, semanal, diário).

Quais os tipos de recarga de Bilhete Único permitidos pela Retorna Machine através dos pontos triciclo?

Os tipos de recarga de Bilhete Único permitidos através dos pontos triciclo são a de Bilhete Comum.

Como efetuo a troca de pontos triciclo por crédito no Bilhete Único Comum?

Você poderá resgatar seus pontos triciclo em crédito no bilhete único comum de duas formas:

a) informando o número de seu bilhete único (no preenchimento do número de seu bilhete, desconsidere os primeiros números e insira apenas a última sequencia de nove números. Atente-se para preencher corretamente o número de seu bilhete. Tendo em vista a impossibilidade de estorno de tal operação, a Triciclo não se responsabiliza por eventuais inconsistência no número de bilhete informado. Sendo assim, sugerimos seja sempre utilizado o leitor de cartão que se encontra na Retorna Machine).

b) aproximando seu bilhete único comum no leitor de cartão da própria Retorna Machine.

Quais as regras de resgate?

A cada 20 pontos triciclo você poderá resgatar R$ 0,07 (sete centavos) de crédito no bilhete único comum.

Como saberei que obtive o crédito solicitado?

Você deverá consultar o saldo de seu bilhete único, através de qualquer leitor ou por meio do próprio leitor de cartão constante na Retorna Machine.

Resgatei os pontos e o crédito não foi carregado no cartão, o que faço?

Entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email falecom@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999.

TROCA POR DESCONTO NA CONTA DE LUZ DA AES ELETROPAULO

Como efetuo o resgate de pontos triciclo em desconto na minha conta de luz?

Você poderá resgatar seus pontos triciclo em desconto na conta de luz da AES Eletropaulo informando o número da instalação elétrica, encontrado na fatura de energia elétrica.

Quais as regras de resgate?

A cada 100 pontos triciclo você poderá resgatar R$ 0,27 (vinte e sete centavos) de desconto na conta de energia.

Como saberei que obtive o desconto solicitado?

Na próxima fatura, a qual foi solicitado o desconto, constará a identificação “ABATIMENTO DE DEVOLUÇÕES Recicle Mais, Pague Menos” e o respectivo valor do desconto no campo “DESCRIÇÃO DE FATURAMENTO”. Caso o desconto solicitado seja maior que o valor de sua fatura, o saldo residual do desconto será efetuado na conta de energia do mês subsequente, e assim sucessivamente.

Resgatei os pontos e o desconto não apareceu na conta, o que faço?

Entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email falecom@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999.

TROCA POR PONTOS SARAIVAPLUS

Como efetuo a troca de pontos triciclo por pontos Saraivaplus?

Você precisará ter uma conta no Programa Saraivaplus. Caso ainda não a possua, realize seu cadastro no Saraivaplus, através do site http://www.saraiva.com.br/saraivaplus.

Para a conversão dos pontos triciclo em pontos Saraivaplus, basta informar o CPF identificador da conta Saraivaplus, a qual se requer o resgate!

Quais as regras de conversão de pontos?

Cada 5 pontos triciclo equivalem a 1 ponto Saraivaplus!

Qual o prazo para que a conversão ocorra e eu tenha os pontos creditados na minha conta Saraivaplus?

Ocorrendo com sucesso a solicitação de conversão dos pontos triciclo em pontos Saraivaplus, serão computados os pontos saraivaplus no CPF informado em até 24 (vinte e quatro) horas.

Como saberei que a conversão ocorreu com sucesso?

O Sistema Retorna Machine de Fidelidade e Recompensa lhe avisará com a seguinte mensagem:

“Operação realizada com sucesso! Seus pontos triciclo foram convertidos em pontos Saraivaplus. Confira em: http://www.saraiva.com.br/saraivaplus

Após, você poderá confirmar no extrato de sua conta no Programa Saraivaplus.

Solicitei a conversão dos pontos triciclo em pontos Saraivaplus; no entanto, os pontos não apareceram em minha conta saraivaplus. O que faço?

Verifique se o Sistema Retorna Machine de Fidelidade e Recompensa lhe avisou:

“Prezado usuário: não há cadastro na Saraiva para o CPF informado. Favor realizar o seu cadastro no Programa Saraiva Plus através do link: http://www.saraiva.com.br/saraivaplus

Certifique-se, então, que o CPF por si informado está cadastrado no Programa Saraivaplus.

Caso o problema persista, entre em contato conosco através do email falecom@triciclo.eco.br.