Sobre o Projeto Retorna Machine

O Projeto Retorna Machine é um inovador e tecnológico meio de logística reversa de embalagens pós consumo, tais como garrafas PET, latas de alumínio, longa vida, vidro, entre outras. Através da utilização de máquinas coletoras de embalagens distribuídas por locais públicos e privados do Estado de São Paulo, é possível identificar o depositante e conceder-lhe benefícios sociais, como bônus nas faturas de energia, recarga no vale transporte, desconto em livrarias, doação para Instituições Filantrópicas, entre outros. Todo o material coletado é tratado pela própria Triciclo para envio às cooperativas de catadores de lixo e empresas recicladoras. Em um ano de atividade, as Retorna Machines já coletaram mais de 1.500.000 embalagens, que foram revertidas em milhares de benefícios sociais.

 

 

Como Funciona o Programa Retorna Machine

É super simples, fácil e divertido!

 

 

 

Regras do Programa Retorna Machine

O Programa Retorna Machine possui máquinas aptas a recolher embalagens de bebida pós consumo em geral.
Você pode consultar o que cada máquina recolhe utilizando a ferramenta “Filtro” constante no mapa de localidade das Retorna Machines, na página Home deste site.
Atualmente, as Retorna Machines podem recolher embalagens de alumínio, de PET, de longa vida e/ou de vidro.
Para recolhimento da embalagem, é necessário que a mesma contenha o código de barras legível.
Cada tipo de resíduo possui uma pontuação:

  • Alumínio = 15 pontos triciclo
  • PET = 10 pontos triciclo
  • Longa Vida = 5 pontos triciclo
  • Vidro5 pontos triciclo

Você pode criar e gerenciar sua conta e seus pontos através das Retorna Machines, do aplicativo “Retorna Machine” e/ou através deste site, na página Conta Triclo.
Cada conta triciclo pode depositar até 10 embalagens por dia para acumular pontos triciclo. A partir do 11º resíduo no dia, os pontos são automaticamente doados para as Instituições Filantrópicas que auxiliamos, em igual proporção.
Seus pontos triciclo possuem validade de 180 dias, contados do dia do acúmulo.
Para maiores informações, acesse nosso FAQ.