Reciclar é fácil e rende descontos: Confira solução apresentada pela Cargill e Triciclo

 

Embalagens depositadas em máquinas distribuídas por São Paulo geram pontos para serem trocados por passagens e recarga de telefone pré-pago

 

São Paulo, 30 de janeiro de 2.019 – A Cargill – uma das maiores empresas de alimentos do mundo -, e a Triciclo – que cria e opera soluções para o desenvolvimento sustentável -, se uniram para oferecer uma nova opção para o descarte correto de embalagens aos consumidores das marcas Liza, Pomarola e Elefante. A partir de dezembro de 2018, sete máquinas espalhadas por São Paulo, Guarulhos e São Bernardo do Campo receberão embalagens cartonadas, de alumínio, aço e PET em troca de pontos que podem gerar descontos em conta de luz da Eletropaulo, crédito no Bilhete Único ou Cartão BOM, pontos no programa de fidelidade da livraria Saraiva (SaraivaPlus) e recarga de telefone pré-pago das operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM. Também é possível doar os pontos para instituições filantrópicas auxiliadas pela Triciclo (Projeto Arrastão, Casa do Zezinho e Fundação Fenômenos).

Segundo Márcio Barela, coordenador de sustentabilidade da Cargill, a ideia deste projeto é conscientizar o consumidor sobre o descarte ambientalmente correto de todos os resíduos gerados na alimentação. “Iniciamos essa jornada com o Programa Ação Renove o Meio Ambiente que, com endosso da marca LIZA, resultou em mais de três milhões de litros de óleo de cozinha usado coletados em dez estados brasileiros. Agora vamos expandir para as embalagens não só dos nossos produtos, mas de qualquer marca que nossos consumidores tenham em casa. O importante é que todo material reciclável tenha destino certo”, explica.

As Retorna Machines da Cargill ficarão dispostas nas unidades do Tenda Atacado de Guarapiranga e São Mateus; nas lojas do Makro Atacadista de Guarulhos e São Bernardo do Campo; no campus Mooca da Universidade Anhembi Morumbi;  na FMU Taguá; e na estação de metrô República (linha amarela). Para começar a pontuar e receber os créditos, o consumidor deve fazer o cadastro gratuito na própria Retorna Machine ou pelo site www.triciclo.eco.br ou pelo aplicativo Retorna Machine disponível para IOS e Android.  Nestes canais também é possível gerenciar a conta e os pontos acumulados, que possuem validade de 180 dias, contados do dia do acúmulo. Depois, basta depositar as embalagens com o código de barras legível na máquina. Cada tipo de resíduo possui uma pontuação e cada conta triciclo pode depositar até 10 embalagens por dia. A partir do 11º resíduo no dia, os pontos são automaticamente doados para as Instituições Filantrópicas em igual proporção.

O Projeto Retorna Machine, criado e gerido pela empresa Triciclo, consiste em um inovador meio de logística reversa de embalagens pós-consumo, o qual utiliza máquinas de venda reversa com a finalidade de identificar o depositante e conceder-lhe benefícios sociais. O material coletado é enviado a recicladores e cooperativas, gerando matéria prima, fonte de renda e de emprego.

“A grande valia desta parceria com a Cargill consiste na expansão do parque operacional da Triciclo, visando atender não só diversas regiões metropolitanas de São Paulo, mas muito focada em realmente concretizar a universalização de acesso a este novo meio de coleta. Justamente por isso, optamos por diversificar nossa atuação entre estações de transporte público, pontos de venda e instituições de ensino, estas cujas quais, inclusive, serão as primeiras do país a receber tal tecnologia”, relata Felipe Lagrotta Nassar Cury, diretor executivo da Triciclo.

Confira onde encontrar as Retorna Machines da Cargill:

Local

Endereço

Horário de funcionamento

Makro

São Bernardo do Campo

Rua Frei Damião, 355 – Paulicéia

São Bernardo do Campo/SP – 09695-100

7h às 22h

Makro

Guarulhos

R. Carlos Leal Evans, 252 – Jd. Santa Francisca

Guarulhos/SP – 07024-020

7h às 22h

Tenda Atacado

São Matheus

Av. Ragueb Chohfi, 1956 – Parque São Lourenço

São Paulo/SP – 08340-001

7h às 22h 

Tenda Atacado

Guarapiranga

Avenida Guarapiranga, 900 – Vila Socorro

São Paulo/SP – 04762-001

7h às 22h

Estação de Metrô República

Linha Amarela

Praça da República, 299 – República

São Paulo/ SP – 01045-001

(plataforma de embarque sentido Luz)

6h às 00h

Anhembi Morumbi

Unidade Mooca

Rua Dr. Almeida Lima, 1134 – Mooca

São Paulo/SP – 03164-000

6h às 23h

FMU

Unidade Taguá

Avenida Liberdade, 899 – Liberdade

São Paulo/SP – 01503-001

6h às 23h

 Sobre a Cargill

Os 155 mil funcionários em 70 países trabalham para atingir o propósito de nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos que precisam para prosperar. Unimos 153 anos de experiência com novas tecnologias e insights para sermos um parceiro confiável aos clientes dos setores de alimentos, agricultura, financeiro e industrial em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura. No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), estamos presentes em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 160 municípios e mais de 10 mil funcionários.

Para mais informações, visite www.cargill.com e a central de notícias.

 Sobre a Triciclo Soluções Sustentáveis

A Triciclo é uma empresa privada com a missão de criar e operar soluções para o desenvolvimento sustentável. É a criadora do Projeto Retorna Machine, que consiste em um inovador e tecnológico meio de logística reversa de embalagens pós consumo. Através da utilização de máquinas coletoras de embalagens distribuídas por locais públicos e privados (atualmente, Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Amazonas), é possível identificar o depositante e conceder-lhe benefícios sociais, como bônus nas faturas de energia, recarga no vale transporte, desconto em livrarias, recarga de telefone móvel pré-pago e doação para Instituições Filantrópicas. Todo o material coletado é tratado pela própria Triciclo para envio às cooperativas e empresas recicladoras. Em quase dois anos e meio de atividade, o Projeto Retorna Machine já coletou mais de dois milhões e meio de embalagens, que foram revertidas em milhares de benefícios sociais. Para mais informações, visite www.triciclo.eco.br.

Informações à imprensa
Cargill

imprensa@cargill.com
(11) 5099-3127

Creation
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950

Paula Boracini – paula.boracini@creation.io (11) 3027-0276 / (11) 98123-5235
Janahina Rodrigues – janahina.rodrigues@creation.io (11) 3027-0200 ramal: 380
Viviane Santa Cruz – viviane.santacruz@creation.io

Triciclo

Daiana Napoleão | (11) 98718 5820 | daiana@edoocomunicacao.com.br

Eduardo Domingos | (11) 94725 0137 | eduardo@edoocomunicacao.com.br