Ajuda & FAQ

Consulte e retire todas suas dúvidas sobre o Sistema Triciclo de Fidelidade e Recompensas

O QUE É O PROGRAMA TRICICLO DE FIDELIDADE?

O Programa Triciclo é um sistema de recompensas, que troca materiais pós consumo e confere pontos triciclo que podem ser trocados por diversos produtos e serviços. Para isso, basta se cadastrar no Programa e criar uma conta triciclo. Para mais detalhes, consulte pelo site (www.triciclo.eco.br na área “Regulamento”.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DOS PONTOS TRICICLO?

Consulte o nosso catálogo de benefícios pela Retorna Machine, pelo nosso site (www.https://triciclo.eco.br/beneficios-para-o-usuario/) ou pelo nosso aplicativo para smartphones e tablets, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play, nas opções “Trocar pontos”.

COMO EU CRIO UMA CONTA TRICICLO?

Você pode se cadastrar no Sistema Triciclo de Fidelidade e Recompensas de três formas:

a) Pela Retorna Machine, na tela inicial, clicando no campo “Criar Conta”. Aí, basta você inserir seu email, nome de usuário, senha e aceitar o Regulamento do Programa, que sua conta estará aberta.

b) Pelo nosso site, (www.triciclo.eco.br), na área Cadastre-se.

c) Pelo nosso aplicativo “ Triciclo Retorna Machine” para smartphones e tablets, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play.

COMO ACESSO MINHA CONTA TRICICLO?

 Você pode acessar sua conta, através das seguintes formas:

a) Pela própria Retorna Machine, clicando no campo “Entrar na Conta”. Aí, basta você inserir seu email ou nome de usuário e senha.

b) Pelo nosso site www.triciclo.eco.br, na área destinada ao login no canto superior direito de qualquer página do site.

c)Pelo nosso aplicativo “Triciclo Retorna Machine” para smartphones e tablets, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play.

COMO POSSO ACUMULAR PONTOS TRICICLO?

Basta depositar um resíduo válido, com o código de barras legível e voltado para cima, no local indicado na Retorna Machine. Após, você informa seu email ou nome de usuário e os pontos são creditados na conta informada.

COMO POSSO TROCAR MEUS PONTOS TRICICLO?

Você pode trocar seus pontos triciclo a qualquer momento, respeitando-se as regras de troca de cada parceiro.

a) Pela própria Retorna Machine, clicando no campo “Minha Conta”. Aí, basta você inserir seu email ou nome de usuário e senha e depois selecionar os benefícios nos quais quer reverter seus pontos triciclo.

b) Pelo nosso site (www.triciclo.eco.br), na área “Trocar Pontos”.

c) Pelo nosso aplicativo “Triciclo Retorna Machine” para smartphones e tablets, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play, na opção “Trocar pontos”.

Logo após, escolha o produto ou serviço que deseja resgatar. Para sua segurança, é possível que seja necessário a confirmação de sua senha.

 

Onde posso utilizar meus pontos?

Consulte no site o nosso catálogo de benefícios pela própria Retorna Machine, pelo nosso site (www.triciclo.eco.br) ou pelo nosso aplicativo Triciclo Retorna Machine para smartphones e tablets, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play, nas opções “Trocar pontos”.

Qual a quantidade mínima de pontos que podem ser trocados por produtos ou serviços?

Não há quantidade mínima de pontos para se efetuar um resgate, devendo ser consideradas, entretanto, as regras de resgate de cada parceiro.

É possível cancelar meu pedido de resgate de produtos ou serviços?

Não haverá a possibilidade de cancelamento da solicitação e/ou devolução dos pontos utilizados no resgate de benefícios.

TROCA DE PONTOS POR CRÉDITO NO BILHETE ÚNICO

Os tipos de recarga de Bilhete Único permitidos através dos pontos triciclo são a de Bilhete Comum.

Você poderá resgatar seus pontos triciclo em crédito no bilhete único comum de duas formas:

a) Pela Retorna Machine, estando logado na sua conta, selecione o botão “Trocar Pontos”. Utilize o leitor de cartão que se encontra na Retorna Machine.

c) Pelo nosso aplicativo “Triciclo Retorna Machine” para smartphones e tablets, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play.

Você também pode consultar e recarregar seu bilhete através do próprio leitor da Retorna Machine, selecionando o botão “Bilhete Único”.

 Quais as regras de resgate?

A cada 20 pontos triciclo você poderá resgatar R$ 0,07 (sete centavos) de crédito no bilhete único comum.

Como saberei que obtive o crédito solicitado?

Você deverá consultar o saldo de seu bilhete único, através de qualquer leitor ou por meio do próprio leitor de cartão constante na Retorna Machine.

Resgatei os pontos e o crédito não foi carregado no cartão, o que faço?
Entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email falecom@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999.

TROCA DE PONTOS POR CRÉDITO NO CARTÃO BOM

Os tipos de recarga do Cartão BOM permitidos através dos pontos triciclo são a de Bilhete Comum.

Você poderá resgatar seus pontos triciclo em crédito no cartão BOM comum de duas formas:

a) Pela Retorna Machine, estando logado na sua conta, selecione o botão “Trocar Pontos”. Utilize o leitor de cartão que se encontra na Retorna Machine.

c) Pelo nosso aplicativo “Triciclo Retorna Machine” para smartphones e tablets, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play.

Você também pode consultar e recarregar seu bilhete através do próprio leitor da Retorna Machine, selecionando o botão “BOM”.

 Quais as regras de resgate?

A cada 20 pontos triciclo você poderá resgatar R$ 0,07 (sete centavos) de crédito no cartão BOM comum.

Como saberei que obtive o crédito solicitado?

Você deverá consultar o saldo de seu bilhete único, através de qualquer leitor ou por meio do próprio leitor de cartão constante na Retorna Machine.

Resgatei os pontos e o crédito não foi carregado no cartão, o que faço?

Entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email falecom@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999.

TROCA DE PONTOS POR CRÉDITO NO CARTÃO MTU

Você poderá resgatar seus pontos triciclo em crédito no cartão MTU de duas formas:

a) Pela Retorna Machine, estando logado na sua conta, selecione o botão “Trocar Pontos”. Utilize o leitor de cartão que se encontra na Retorna Machine.

c) Pelo nosso aplicativo “Triciclo Retorna Machine” para smartphones e tablets, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play.

 Quais as regras de resgate?

A cada 100 pontos triciclo você poderá resgatar R$ 0,10 (dez centavos) de crédito no bilhete MTU.

Como saberei que obtive o crédito solicitado?

Você deverá consultar o saldo de seu bilhete único, através de qualquer leitor.

Resgatei os pontos e o crédito não foi carregado no cartão, o que faço?

Entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email falecom@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999.

TROCA DE PONTOS POR CRÉDITO NA CONTA DE LUZ ENEL

Como efetuo o resgate de pontos triciclo em desconto na minha conta de luz?

Você poderá resgatar seus pontos triciclo em desconto na conta de luz da AES Eletropaulo informando o número da instalação elétrica, encontrado na fatura de energia elétrica.

 

a) Pela Retorna Machine, estando logado na sua conta, selecione o botão “Trocar Pontos”.

c) Pelo nosso aplicativo “Triciclo Retorna Machine” para smartphones e tablets, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play.

 

Quais as regras de resgate?

A cada 100 pontos triciclo você poderá resgatar R$ 0,27 (vinte e sete centavos) de desconto na conta de energia.

Como saberei que obtive o desconto solicitado?

Na próxima fatura, a qual foi solicitado o desconto, constará a identificação “ABATIMENTO DE DEVOLUÇÕES Recicle Mais, Pague Menos” e o respectivo valor do desconto no campo “DESCRIÇÃO DE FATURAMENTO”. Caso o desconto solicitado seja maior que o valor de sua fatura, o saldo residual do desconto será efetuado na conta de energia do mês subsequente, e assim sucessivamente.

Resgatei os pontos e o desconto não apareceu na conta, o que faço?

Entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email falecom@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999.

TROCA DE PONTOS POR CRÉDITO NA SARAIVA PLUS

Como efetuo a troca de pontos triciclo por pontos Saraivaplus?

Você precisará ter uma conta no Programa Saraivaplus. Caso ainda não a possua, realize seu cadastro no Saraivaplus, através do site http://www.saraiva.com.br/saraivaplus.

Para a conversão dos pontos triciclo em pontos Saraivaplus, basta informar o CPF identificador da conta Saraivaplus, a qual se requer o resgate!

 a) Pela Retorna Machine, estando logado na sua conta, selecione o botão “Trocar Pontos”.

c) Pelo nosso aplicativo “Triciclo Retorna Machine” para smartphones e tablets, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play.

Quais as regras de conversão de pontos?

Cada 5 pontos triciclo equivalem a 1 ponto Saraivaplus!

Qual o prazo para que a conversão ocorra e eu tenha os pontos creditados na minha conta Saraivaplus?

Ocorrendo com sucesso a solicitação de conversão dos pontos triciclo em pontos Saraivaplus, serão computados os pontos saraivaplus no CPF informado em até 24 (vinte e quatro) horas.

Como saberei que a conversão ocorreu com sucesso?

O Sistema Retorna Machine de Fidelidade e Recompensa lhe avisará com a seguinte mensagem:

“Operação realizada com sucesso! Seus pontos triciclo foram convertidos em pontos Saraivaplus. Confira em: http://www.saraiva.com.br/saraivaplus

Após, você poderá confirmar no extrato de sua conta no Programa Saraivaplus.

Solicitei a conversão dos pontos triciclo em pontos Saraivaplus; no entanto, os pontos não apareceram em minha conta saraivaplus. O que faço?

Verifique se o Sistema Retorna Machine de Fidelidade e Recompensa lhe avisou:

“Prezado usuário: não há cadastro na Saraiva para o CPF informado. Favor realizar o seu cadastro no Programa Saraiva Plus através do link: http://www.saraiva.com.br/saraivaplus

Certifique-se, então, que o CPF por si informado está cadastrado no Programa Saraivaplus.

Caso o problema persista, entre em contato conosco através do email falecom@triciclo.eco.br.

TROCA DE PONTOS POR RECARGA DE CELULAR PRÉ PAGO

Como efetuo a troca de pontos triciclo por recarga de celular pré pago?

a) Pela Retorna Machine, estando logado na sua conta, selecione o botão “Trocar Pontos”.

c) Pelo nosso aplicativo “Triciclo Retorna Machine” para smartphones e tablets, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play.

Quais as regras de conversão de pontos?

Cada 2375 pontos triciclo equivalem a R$ 10 em recarga de celular!

 Como saberei que obtive o crédito solicitado?

Você deverá consultar o saldo de créditos de acordo com sua operadora de celular.

Qual o prazo para que a conversão ocorra e eu obtenha os créditos solicitados?

Ocorrendo com sucesso a solicitação de conversão dos pontos triciclo, será creditado o valor no número informado em até 24 (vinte e quatro) horas.

Resgatei os pontos e o crédito não foi recarregado o crédito, o que faço?

Entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email falecom@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999.

QUAIS AS REGRAS DE ACÚMULO E VALIDADE DOS PONTOS?

As embalagens válidas corretamente depositadas na Retorna Machine valerão os seguintes pontos triciclo:

a) Embalagem de Bebida de Alumínio até 2,5L: 15 pontos
b) Embalagem de Bebida de Plástico até 2,5L: 10 pontos

COMO RESGATAR A SENHA DE MINHA CONTA TRICICLO?

a) Pela Retorna Machine, clique no campo “Entrar na Conta” e depois no botão “Esqueci minha senha”. Você precisará informar o seu e-mail cadastrado. Uma nova senha será enviada para seu e-mail cadastrado. Caso não receba, verifique se a mensagem foi direcionada à caixa de spam ou lixo eletrônico.

b) Pelo site (www.triciclo.eco.br), no link “Esqueci Minha Senha”, constante no canto superior direito de qualquer página, bastando informar seu e-mail cadastrado para que lhe seja enviada uma nova senha.

c) Pelo nosso aplicativo Triciclo Retorna Machine para smartphones e tablets, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play, clicando em “Esqueci Minha Senha”.

Caso não lembre ou tenha perdido o acesso ao seu e-mail cadastrado, entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email falecom@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999.

COMO POSSO DOAR MEUS PONTOS TRICICLO?

Você pode doar seus pontos para Instituições apoiadas pela Triciclo de duas formas:

a) Pela Retorna Machine, estando logado na sua conta, selecione o botão “Doar Pontos”.

b) Pela Retorna Machine, não estando logado, selecione “Recicle sua embalagem”.

c) Pelo nosso aplicativo “Triciclo Retorna Machine” para smartphones e tablets, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play.

COMO ACESSAR MEU SALDO E EXTRATO?

É possível acessar seu extrato de pontos através das seguintes formas:

a) Pela Retorna Machine, estando logado na sua conta, selecione o botão “Meu Extrato”.

b) Pelo nosso site (www.triciclo.eco.br), acessando sua conta e clicando no link “Meus Pontos” no canto superior direito.

c) Pelo nosso aplicativo Triciclo Retorna Machine para smartphones e tablets, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play, no menu “Minha Conta” e, posteriormente, na opção “Pontos”.

O QUE É A RETORNA MACHINE?

A Retorna Machine é uma máquina de venda reversa (“reverse vending machine”), destinada a recolher resíduos sólidos reutilizáveis e ou recicláveis, como embalagens de bebidas. Elas estão instaladas em diversos locais. Consulte pelo site (www.triciclo.eco.br) no link “Onde Reciclar” e pelo aplicativo para celular “Retorna Machine” na aba “Mapa”.

O QUE É A RECICLA PHARMA?

A Recicla Pharma é uma máquina de venda reversa destinada a recolher e destinar medicamentos, blisters, embalagens e cosméticos, voltado para o varejo farmacêutico, integrando o programa de benefícios para a área da saúde.

O QUE É O DEIXAKI?

Deixaki é um Ponto de entrega de materiais vinculados ao Sistema Triciclo de Fidelidade. Nesse sistema é coletado um grande variedade de material, gerando incentivos e benefícios.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

 

Realizei um resgate, mas não foi creditado no parceiro. O que posso fazer?

Cada parceiro possui regras e tempo de créditos diferente.

a) Primeiro, verifique a regra do parceiro em que solicitou o resgate – tais informações estão em outros capítulos deste FAQ e também na tela de resgate da Retorna Machine no botão “Ajuda”.

b) Segundo, verifique se você procedeu com a declaração de informações corretas, como, por exemplo, número de instalação elétrica, conta saraiva plus e número do bilhete único.

Caso sua troca tenha atendido todas as regras de crédito do parceiro, verifique se no seu extrato os pontos triciclo se mantiveram ou retornaram à sua conta. Se não, por favor, entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email falecom@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999