São Paulo, 03 de agosto de 2.018 – O Projeto Retorna Machine, criado e gerido pela empresa Triciclo, consiste em um inovador meio de logística reversa de embalagens pós-consumo, o qual utiliza máquinas de venda reversa (as “Retorna Machines”) com a finalidade de identificar o depositante e conceder-lhe benefícios sociais.

O sistema funciona como um verdadeiro programa de fidelidade. Na primeira oportunidade de uso, o interessado cria uma conta triciclo pela própria Retorna Machine, pelo site (www.triciclo.eco.br) ou pelo aplicativo móvel (“Retorna Machine”, disponível para IOS e Android).

Criada a conta, na medida em que o usuário deposita suas embalagens pós consumo na Retorna Machine, ele adquire pontos (os “pontos triciclo”), com os quais pode obter dedução em conta de luz da Eletropaulo, crédito no Bilhete Único ou Cartão BOM, pontos no programa de fidelidade da livraria Saraiva (SaraivaPlus) e recarga de telefone pré-pago das operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM. Também é possível doar os pontos para Instituições Filantrópicas auxiliadas pela Triciclo (Projeto Arrastão, Casa do Zezinho e Fundação Fenômenos).

E a partir deste mês de agosto, a Triciclo estará com uma nova parceria que trará um grande benefício aos usuários. A cada 80 pontos triciclo acumulados, será possível emitir um voucher para utilização nas lojas físicas da Drogaria São Paulo, dentro do horário de atendimento. O voucher proporciona R$10,00 de desconto em compras acima de R$ 60,00 para itens de conveniência, cuidados pessoais, higiene e beleza.

A impressão do voucher poderá ser feita apenas nas Retorna Machines localizadas nas plataformas de embarque das Estações de Metrô Luz e Pinheiros (sentido Luz), ambas da Linha 4 – Amarela. Nessas máquinas também será permitido inserir embalagens de aerossol vazias, correspondentes a 5 pontos triciclo, embalagem plástica, de aço, papel e papelão, as quais corresponderão a 10 pontos e latas de alumínio, correspondentes a 15  pontos. Não será permitido inserir medicamentos, blisters e vidro.

A campanha promocional Triciclo e Drogaria São Paulo será válida até o dia 28 de fevereiro de 2019. Para utilização do voucher, necessário que o detentor do ticket seja um cliente cadastrado no Programa de Relacionamento Viva Saúde da Drogaria São Paulo, identificado por meio de CPF. O voucher não é cumulativo e só será permitida a utilização de apenas um voucher por compra.

Sobre a Triciclo Soluções Sustentáveis
A Triciclo é uma empresa privada com a missão de criar e operar soluções para o desenvolvimento sustentável. É a criadora do Projeto Retorna Machine, que consiste em um inovador e tecnológico meio de logística reversa de embalagens pós consumo.

Através da utilização de máquinas coletoras de embalagens distribuídas por locais públicos e privados (atualmente, Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Amazonas), é possível identificar o depositante e conceder-lhe benefícios sociais, como bônus nas faturas de energia, recarga no vale transporte, desconto em livrarias e doação para Instituições Filantrópicas.
Todo o material coletado é tratado pela própria Triciclo para envio às cooperativas e empresas recicladoras. Em quase dois anos e meio de atividade, o Projeto Retorna Machine já coletou mais de dois milhões e meio de embalagens, que foram revertidas em milhares de benefícios sociais.

Sobre a Drogaria São Paulo
Um dos maiores players do varejo farmacêutico nacional, a Drogaria São Paulo é uma empresa do Grupo DPSP, assim como a rede Drogarias Pacheco. Possui mais de 760 lojas e está presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Alagoas, atendendo mensalmente milhões de clientes.

Com grande tradição e pioneirismo em ações e campanhas que beneficiem a sociedade, entre os principais diferencias da empresa está o seu programa de relacionamento “Viva Saúde”, que oferece aos consumidores cadastrados descontos exclusivos, além de experiências e conteúdo informativo sobre cuidados com a saúde.

Regras do Programa Retorna Machine
Para começar a pontuar e receber os créditos, o consumidor deve fazer seu cadastro gratuito através da própria Retorna Machine ou pelo site www.triciclo.eco.br ou fazendo o download do aplicativo Retorna Machine disponível para IOS e Android.

Depois, basta depositar as embalagens na Retorna Machine, sempre que quiser. Para recolhimento da embalagem, é necessário que a mesma contenha o código de barras legível. Cada tipo de resíduo possui uma pontuação. Para saber qual material cada Retorna Machine recolhe, acesse o mapa de máquinas pelo site ou aplicativo, ou leia atentamente as instruções constantes na tela e no adesivo da Retorna Machine.

É possível gerenciar a conta e os pontos através das Retorna Machines, do site e do aplicativo. Cada conta triciclo pode depositar até 10 embalagens por dia para acumular pontos triciclo. A partir do 11º resíduo no dia, os pontos são automaticamente doados para as Instituições Filantrópicas em igual proporção. Os pontos triciclo possuem validade de 180 dias, contados do dia do acúmulo.