Reembolso automático transforma-se em crédito de celular, recarga de bilhete único e moeda virtual!
Duas Câmaras Temáticas de Pesquisas e Proposições do Legislativo guarulhense, dos setores de meio ambiente e serviços públicos, visitaram um projeto social de reciclagem no Sítio São Francisco, na região do Pimentas.
O projeto é uma parceria entre a Sabesp e a empresa Triciclo, do grupo Ambipar, como explicam o coordenador de responsabilidade socioambiental da Sabesp, Luiz Serrano. “O projeto consiste em um sistema automatizado de recolhimento de recicláveis, gerando um “cashbach” (reembolso) que o usuário pode utilizar de diversas formas como crédito para o celular e pra passagem de ônibus.”
Com o intuito de promover a cidadania, as empresas disponibilizaram um contêiner para recolher os materiais recicláveis. Por meio de um aplicativo, o cidadão realiza um cadastro simples. No contêiner, basta inserir os dados e o equipamento vai liberar, automaticamente, uma ecobag, que é uma sacola para que a pessoa possa descartar seu resíduo.
Depois de efetuado o procedimento, a empresa vai creditar ao cidadão quantidades de uma moeda virtual, que poderá ser trocada por créditos para telefone celular, recarga do bilhete único, descontos na conta de luz ou mesmo ser convertida em dinheiro. Serrano conta que, no início da implantação do projeto, os catadores ficaram desconfiados, mas depois abraçaram a ideia. “A princípio, os catadores tiveram alguma resistência, pois diziam que iriam receber mais pelo material no ferro velho, só que aqui tem outros atrativos pois se recolhe o que não tem valor no ferro velho, por exemplo, vidro.”
Em setembro, foram recolhidos 1.083 quilos de materiais. O coordenador de projetos estratégicos da Câmara de Guarulhos, Devanildo Damião, disse que as CTPPs devem levar a ideia para ajudar na elaboração de políticas públicas, a fim de ampliar a abrangência do projeto.