Ação com o Governo do Estado instala Retorna Machine nos Transportes Metropolitanos de São Paulo

Em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, Retorna Machine é instalada nos Transportes Metropolitanos (CPTM, EMTU e METRÔ)

 

Ação, que conta com o apoio da da Prolata Reciclagem, está ligada ao Dia da Natureza e também vai reverter benefícios para a Instituição Casa do Zezinho

 

São Paulo, 30 de setembro de 2020. – Para celebrar o Dia da Natureza, comemorado no próximo dia 4, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) está com uma ação para estimular as pessoas a reciclar embalagens pós-consumo. Intitulada “Dê passagem para a natureza, que ela retorna para você”, a campanha se inicia nesta quinta-feira (1º), e os passageiros que circulam pelas estações República (Metrô), Brás (Metrô e CPTM) e pelo Terminal Metropolitano Jabaquara (EMTU), podem descartar embalagens recicláveis na Retorna Machine, a máquina de venda reversa desenvolvida pela Triciclo, obtendo créditos para uso no transporte público. Nessa ação, além do crédito para o passageiro, cada embalagem depositada terá também seu valor revertido para a Casa do Zezinho, instituição de acolhimento para crianças e adolescentes na zona sul de São Paulo.

A ação é uma parceria da STM e a Triciclo, operadora da Retorna Machine. “Com essa ação, unimos forças para conscientizar a todos sobre a importância de preservar o meio ambiente e ainda conseguimos ajudar instituições que fazem um trabalho social muito importante”, disse o secretário interino dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.

“Estimular o cidadão a incluir em sua rotina o hábito de reciclar e ainda ter benefícios é uma das missões da Triciclo”, ressalta Felipe Cury, CEO da empresa. “Se cada um fizer sua parte, teremos uma cidade cada vez mais sustentável. Todos as grandes metrópoles no mundo caminham para ter soluções que incentivem os cidadãos e somos entusiastas dessas iniciativas”, reafirma Cury.

Contando ainda com o apoio da Prolata Reciclagem, a Retorna passa a recolher também latas de aço pós-consumo, convertendo em 10 pontos triciclo ao usuário. “A destinação das embalagens de aço pós-consumo em pontos de entrega voluntária (PEVs) – caso das Retorna Machines – facilita a coleta e a destinação correta das latas, que são 100% recicláveis”, destaca Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e diretora da Prolata.

Pontuação – O objetivo é recolher embalagens pós-consumo de bebidas de até 2,5 litros e latas de aço de alimentos e bebidas. Serão aceitos objetos como aço, longa vida, alumínio, plástico. Importante ressaltar que a Retorna não aceita nenhuma embalagem de produto lácteo. O código de barras precisa estar legível para a Retorna registrar o recipiente. Os itens depositados somam créditos que variam de 10 a 15 pontos, dependendo do material. Cada 100 pontos acumulados equivalem a R$ 0,35, que serão creditados na conta do passageiro vinculada ao sistema da Triciclo. Eles poderão ser trocados por créditos no Bilhete Único ou BOM. O limite máximo para pontuação é de dez embalagens por dia. A partir do 11º resíduo no dia, os pontos são automaticamente doados para as Instituições.

Bonificação – Entre 1 e 7 de outubro, período em que as Retornas estarão nos Transportes Metropolitanos, os 10 passageiros que mais reciclarem em cada uma das estações, serão bonificados com crédito extra equivalente a três passagens, isto é, com 3.780 pontos triciclo. Promotoras estarão nos locais para auxiliar as pessoas a usar a Retorna e evitar aglomeração. O Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, são 11,3 milhões de toneladas por ano, das quais apenas 145 mil são recicladas em território nacional, segundo dados do relatório anual feito pelo WWF – Fundo Mundial para a Natureza.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos – A STM cuida (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada.  A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, também em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.

Triciclo Soluções Sustentáveis – A Triciclo é uma empresa privada com a missão de criar e operar soluções para o desenvolvimento sustentável. É a criadora e operadora do Projeto Retorna Machine vinculado ao Programa Triciclo de Fidelidade e Recompensa. Através da utilização de máquinas coletoras de embalagens – as Retorna Machines – distribuídas por locais públicos e privados, é possível identificar o depositante e conceder-lhe benefícios sociais e econômicos, como recarga de vale transporte, bônus na fatura de energia elétrica, crédito em telefonia pré-paga, crédito em banco digital e doação para Instituições Filantrópicas.

Prolata – A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, a Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.

SERVIÇO:
Descarte de material reciclável
Data:  01/10 a 07/10
Estação Brás – área livre da CPTM
Estação República – plataforma de embarque da Linha 4-Amarela sentido São Paulo-Morumbi
Terminal Metropolitano da EMTU – entrada do túnel da Metra. Rua Nelson Fernandes s/n.

Informações à imprensa
Lenita Medeiros
lenita@triciclo.eco.br
(11) 2362-8424
(11) 2362-8475