Tetra Pak, Ambipar Triciclo e Grupo Carrefour Brasil firmam parceria com instalação de container destinado à reciclagem
Triciclo e Albert Einstein
Unidade do Sam’s Club do Grupo Carrefour Brasil, localizado em Santo André, passa a contar com ponto de coleta que oferece trocas de materiais recicláveis por benefícios como recarga de vale-transporte e desconto na conta de energia elétrica.

A Tetra Pak, com a Ambipar Triciclo e o Grupo Carrefour Brasil, instalou ecoponto chamado “Deixaki” na unidade do supermercado Sam’s Club, localizado em Santo André (SP), para recebimento de resíduos recicláveis pós-consumo. No local, será possível trocar materiais recicláveis por benefícios. O projeto incentiva hábitos sustentáveis de modo a simplificá-los e agregar valor ao descarte correto dos materiais pós-consumo. Entre os benefícios estão recarga de vale-transporte e celular pré-pago, desconto na fatura de energia elétrica e até mesmo resgate em dinheiro em banco digital.

Para participar é preciso criar, gratuitamente, uma conta digital pelo site www.triciclo.com.br ou pelo aplicativo Triciclo (Android e iOS). Posterior ao procedimento, basta depositar embalagens recicláveis no ecoponto e começar a acumular os tricoins (pontos a serem acumulados dentro do aplicativo e que possibilita ser trocados por benefícios). Todos os cadastrados (consumidores, funcionários, dentre outros) recebem bags reutilizáveis para facilitar a logística reversa e envio dos materiais recicláveis até os pontos de coletas Deixaki.

No ponto de coleta, serão distribuídas peças fabricadas de materiais reciclados a partir das embalagens da Tetra Pak e sorteios também fazem parte das ações que compõem a parceria. Os materiais coletados entram no processo de economia circular, onde tudo será destinado de forma correta para a fabricação de novos produtos.

Incentivar o descarte correto em locais que fazem parte da rotina dos consumidores e promover facilidades são caminhos que agregam valor à reciclagem. Parcerias positivas como essa são essenciais para realizar esses incentivos e fomentar a conscientização socioambiental de forma simplificada.

Valéria Michel

Diretora de Sustentabilidade, Tetra Pak e Cone Sul

Na visão do Grupo Carrefour, a gestão de resíduos em parceria com empresas engajadas, inspiram o desenvolvimento de projeto de logística reversa, vinculando à erradicação do desperdício, reaproveitamento de forma adequada e proteção dos recursos naturais. O varejo lida diariamente com a gestão desses recursos, enfrentando desafios que inspiram o desenvolvimento de projeto de logística reversa, ainda em fase piloto, e que prevê uma bonificação para o cliente que retornar com os materiais reciclados (embalagens de plástico, papelão, metal e vidro).

A ação se reverte em benefícios para a sociedade, com o fortalecimento da cadeia de reciclagem, diminuindo o desperdício e os resíduos que seriam depositados de forma irregular em aterros e no meio ambiente.

Lúcio Vicente

Diretor de Sustentabilidade, Grupo Carrefour

Tecnologia se alia à reciclagem na geração de valor para a população

Os ecopontos Deixaki funcionam de forma automatizada. A leitura dos QR Codes disponíveis nas estruturas de cada container, que estão conectados ao aplicativo da Ambipar Triciclo, possibilita ao consumidor deixar seus materiais recicláveis e acumular tricoins. Os espaços aceitam embalagens recicláveis em geral, a exemplo da longa vida como a da Tetra Pak e eletrônicos.

Para Felipe Nassar Cury, CEO da Ambipar Triciclo, “a ação conjunta entre as empresas cria engajamento e mostra a importância da preservação do meio ambiente. A educação ambiental é essencial para todos, principalmente para as gerações futuras. O ato de reciclar tem que tornar-se um hábito” – afirma o executivo.

Para além dos benefícios, há a possibilidade de doar os pontos para instituições parceiras da Ambipar Triciclo. A unidade instalada pela parceria está no endereço: Av. Antônio Cardoso, 536 – Parque Central, Santo André – SP, 09280-570.

 

Sobre a Tetra Pak

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países ao redor do mundo. Com mais de 25.000 funcionários, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™” reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.

Sobre o Grupo Carrefour Brasil

Há mais de 46 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), Sam´s Club (Clube de compras) e BIG (hipermercado e supermercado), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de mil pontos de vendas. Com faturamento de R$ 81,2 bilhões em 2021 e mais de 150 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2021, a receita global da companhia totalizou € 81,2 bilhões. Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.