Triciclo projeta com sustentabilidade e eleva a reciclagem com uma abordagem pioneira no Brasil

Triciclo projeta com sustentabilidade e eleva a reciclagem com uma abordagem pioneira no Brasil

 

As soluções sustentáveis implantadas pela Triciclo têm impacto ambiental, social e econômico na sociedade, dando utilidade renovável aos resíduos pós-consumo

 

A ideia sustentável, já desenvolvida em países da Europa, chega ao Brasil. País cuja produção de lixo é 1,52 milhão de toneladas por semana. Nesse contexto, a Triciclo desenvolveu e instalou pelo território nacional meios de tornar os resíduos que descartamos após seu uso, no dia a dia, em benefícios econômicos. Em outras palavras, o que consideramos lixo pode ser revertido em dinheiro direto na sua conta. Um dos principais produtos da empresa, a Retorna Machine, conhecida como RVM (Reverse Vending Machine), é o elo que conecta esses dois pontos. Basicamente, é um receptor de resíduos pós-consumo, que ao retê-los, soma e atribui uma quantidade de pontos ao usuário do Programa de Fidelidade Triciclo.

De maneira simplificada, o usuário insere a embalagem reciclável na Retorna Machine, que lê seu código de barras e, automaticamente, atribui a pontuação do material à conta Triciclo deste usuário. Cada embalagem possui uma pontuação e os materiais aceitos variam de garrafas PET, aço, latas de alumínio, longa vida e até vidro, desde que contenham código de barras legível.

Com a pontuação acumulada, os usuários têm a opção de trocá-los por diversos benefícios: recarga de cartões para uso de transporte público (Bilhete Único, Cartão Bom e MTU), recarga de créditos no celular (Oi, Vivo, Tim, Claro e Nextel), pontos em livrarias (Saraiva Plus), descontos em conta de energia (Enel) e até dinheiro em bancos digitais (PagBank). O usuário também tem a escolha de doar seus pontos às instituições filantrópicas apoiadas pela empresa (Casa do Zézinho, Projeto Arrastão, Fundação Fenômenos, Instituto Prematuro e Instituto Maria de Nazaré).

A partir desse projeto bem-sucedido, a Retorna Machine, que conta com mais de 32 unidades em operação, distribuídas em São Paulo, Cuiabá, Rio de Janeiro e Manaus, a Triciclo vem desenvolvendo novos projetos de mesma mecânica. A Recicla Pharma, voltada para o varejo farmacêutico, recebe medicamentos em desuso ou vencidos, caixas, bulas, cosméticos, produtos de higiene pessoal e aerossóis.

Já um outro projeto maior, tanto em sua dimensão quanto em potencial, promete coletar resíduos mais complexos. O Deixaki pode receber uma variedade maior de materiais que vão desde os mais comuns até eletrônicos, óleo vegetal, lâmpadas, resíduos perigosos, entre outros.

A  Triciclo, que vem desde 2015 com a missão de tornar a coleta seletiva e reciclagem acessível e gratificante aos cidadãos, cria, dessa forma, uma cultura na rotina de reciclar conscientemente, em torno da valorização das embalagens usadas. É um bem que volta para você.

 

Informações à imprensa
Lenita Medeiros
lenita@triciclo.eco.br
(11) 2362-8424
(11) 2362-8475