Retorna Machine patrocinada pela Terrano, da Ajinomoto, é instalada na Linha 4 Amarela do Metrô para passageiros utilizarem
Com o objetivo de fomentar a reciclagem e estimular a economia circular, a Ajinomoto através do seu azeite oficial Terrano, patrocinou a instalação de uma Retorna Machine da Ambipar Triciclo na estação Faria Lima, da linha 4 Amarela do Metrô de São Paulo.
A máquina ficou em operação durante três meses coletando embalagens pós consumo como latinhas de alumínio, latas de aço, plástico PE, PP, plástico PET, embalagens longa vida e vidro dos usuários do metrô. Após esse período a Retorna Machine seguiu para o escritório da Ajinomoto, na Rua Vergueiro na Vila Mariana – em São Paulo . Enriquecendo a iniciativa, a Retorna Machine ainda ofereceu uma interação personalizada com o público, promovendo uma enquete para os usuários da Retorna sobre o reconhecimento do azeite Terrano.
Terrano, Ajinomoto e Ambipar juntos na sustentabilidade
Desde que foi fundada, a Ajinomoto do Brasil propõe ações focadas em sustentabilidade. Em 2022, com o ganho de força do assunto ESG no mundo e direcionados pelas metas globais do Grupo Ajinomoto, criaram seu Departamento de Sustentabilidade. Com o objetivo contribuir para a saúde e o bem-estar das pessoas em todo o mundo, uma economia circular acessível e para a sustentabilidade global. Confirmando seu compromisso com essas causas, o Grupo Ajinomoto estabeleceu a meta para que em até 2030 possa auxiliar na expectativa de vida saudável de um bilhão de pessoas e reduzir o impacto ambiental em 50%.
TERRANO® é uma das marcas mais jovens da Ajinomoto e nesse ano completa 13 anos de atuação no mercado brasileiro. A marca nasceu com a categoria de azeites em 2011 e em 2022 expandiu seu portifólio com hamburguers vegetais, ambas categorias com produtos voltados aos consumidores finais e transformadores do mercado de alimentação fora do lar. O tema da sustentabilidade está no DNA de TERRANO® por conta dos seus produtos e é uma preocupação genuína de seus consumidores. O tema da sustentabilidade também é um assunto de interesse da sua audiência, logo resolveram dar centralidade a isso na estratégia da marca através de uma ação afirmativa com a Ambipar Triciclo, parceiros com resultados comprovados no universo da economia circular. Para além da Retorna Machine, incluíram conteúdos relacionados a descarte correto de resíduos nos principais canais da marca. A ideia é que TERRANO® possa atuar como uma marca conscientizadora da causa para seu público.
Sobre a Ambipar Triciclo
A Ambipar Triciclo atua no mercado desde 2016, com a missão de criar e operar soluções para o desenvolvimento sustentável através da monetização do sistema de logística reversa, fidelização de clientes e um avançado sistema de marketing. Teve seu controle societário adquirido pelo Grupo Ambipar em 2021 e é a operadora dos Projetos Retorna Machine, Recicla Pharma e Deixaki, todos vinculados ao Programa de Fidelidade Triciclo. Nesse programa, as embalagens coletadas valem tricoins, que podem ser trocados por benefícios, como bônus de energia elétrica, recarga de vale transporte, desconto em livraria, crédito em telefonia, crédito em conta digital e muito mais. Todo o material coletado é tratado pela própria Ambipar Triciclo para envio às cooperativas e empresas recicladoras. Em 6 anos de operação, já coletou mais de 25 milhões de embalagens pós-consumo, gerando fonte de renda, matéria-prima e trabalho. Sobre a Ambipar Com escritório administrativo em São Paulo e matriz em Nova Odessa – SP, a Ambipar é uma multinacional brasileira, com presença em 39 países ao todo. Formada pela Ambipar Environment e Ambipar Response, segmentos de referência no mercado de gestão ambiental, tem em seu DNA o comprometimento com as questões sustentáveis, trabalhando os Pilares ESG dentro de seus negócios e apoiando seus clientes.